sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Blogagem Coletiva: Personagem favorito

Novamente estamos participando da blogagem coletiva do Livros e Afins, agora com o tema "Meu personagem favorito de livro". Como nós, Calipso e Medeia, já nos conhecemos no meio virtual há um bocado de tempo, ficou fácil  saber quem é o personagem favorito de cada uma, mas nunca é demais declarar o nosso amor incondicional a esse ou aquele personagem, e o quanto eles fazem parte da nossa vida literária.

XxX






(Ron Weasley)


"I’m the sixth in our family to go to Hogwarts. You could say I got a lot to live up to. Bill and Charlie have already left – Bill was head boy and Charlie was captain of Quidditch. Now Percy’s a prefect. Fred and George mess around a lot, but they still get really good marks and everyone thinks they’re really funny. Everyone expects me to do as well as the others, but if I do, it’s no big deal, because they did it first." Harry Potter e a Pedra Filosofal

Já li vários livros, passei pelos personagens mais diversos que podem existir (normalmente rechaçando o protagonista!). Em algumas ocasiões eu sinceramente não me liguei a nenhum personagem, em outras ocasiões eu gostei de mais de um personagem. Mas eu sentia falta de um personagem com o qual eu sentisse uma ligação além das páginas. 'Alguém' com quem eu pudesse me relacionar não apenas no nível da história da qual ele fazia parte, mas também com a intimidade e proximidade de um amigo que a gente quer bem.

Sim, eu sei que isso parece uma loucura, um absurdo impensável, mas é assim que eu entendo e vivo o 'relacionamento' que tenho com os meus personagens favoritos.

Então, depois de muita resistência, li Harry Potter e a Pedra Filosofal e depois dos primeiros capítulos, eu já tinha a certeza absoluta que Ron Weasley seria o meu personagem favorito dali em diante e desconfio que o será por vários anos até que um dia, quem sabe, eu consiga me encantar por outro (se isso acontecer!).

A identificação parecia óbvia, mas no fundo o que me ligou ao personagem foi a lealdade extrema (apesar do que ele fez em Relíquias da Morte), o sarcasmo sempre presente, o bom humor (mesmo que não seja tão presente) e principalmente como ele é o elo de ligação entre Harry e Hermione.

Não dá para negar que sem ele, esses dois não seriam tão amigos como são ou pelo menos teria sido muito mais difícil de eles serem amigos, especialmente porque Harry e Hermione são bastante diferentes, embora lutem na mesma frente e defendam as mesmas ideias.

Não é um consenso, mas Ron Weasley é um personagem cativante, ainda que seja daqueles que te dão apenas duas opções: ame-o ou odeie-o.

Calipso


XxX

(Morgana das Fadas)

"... eu, que sou Morgana, conto-vos estas coisas, Morgana que em tempos mais recentes foi chamada Morgana, a Fada." (As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley)


Quando estava prestes a completar quinze anos, fui apresentada ao universo místico de Avalon através da escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Era algo que ia além da simples apreciação de personagens e situações, havia uma identificação profunda que me comovia (e ainda comove) sobremaneira - talvez por ser uma narrativa que abordava a perspectiva feminina do ciclo arturiano e as motivações das mulheres que ajudaram a decidir o destino de Camelot.

Inevitavelmente, eu me apeguei à personagem Morgana. Como não apreciar a sua força e determinação, os seus erros, fraquezas e tudo aquilo que a fazia tão humana e ao mesmo tempo tão diferente, como se não pertencesse a esse mundo? Seu eterno conflito entre os desejos de uma vida comum, ansiando por ser amada como qualquer mulher normal, mas também querendo manter o poder de Avalon no mundo exterior, sendo uma Grã-Sacerdotisa tão competente quanto sua tia, Viviane.

Quanto mais eu lia sobre o ciclo arturiano e suas diferentes versões, mais ainda eu me apaixonava por essa personagem. Fosse a inimiga ardilosa do próprio irmão em "Le Morte d'Arthur" (Sir Thomas Malory), sempre tentando usurpar a espada Excalibur, ou então a mulher deformada e amarga n'As Crônicas de Artur (Bernard Cornwell), Morgana é uma personagem complexa e ambígua, rica de tal forma que é um deleite redescobri-la em cada nova versão. 

Medeia

4 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Oi Medéia, tb estou participando da coletiva...muito bacana essa ideia do Alessandro. Tb li As Brumas de Avalon na adolescência e me identifiquei demais com Morgana...engraçado não me lembrei dessa saga. Não consegui tb escolher um só. Bacana seu blog, gostei muito, beijinhos,

Marli Borges disse...

Olá pessoal!
Parabéns pelo blog. Muito bom o texto inaugural.

Estou participando da blogagem coletiva e adorei lembrar da Morgana!!

Como vocês, escrevo 'por necessidade' e para mim, as palavras também representam "a ponte entre a ideia e a ação", ao mesmo tempo em que ordenam o pensamento.

Bjsssssss

Lívia disse...

Também gosto do Ron e da Morgana, mas faz um tempão que li os respectivos livros...!
abs!

Jorge Leberg disse...

Já postei a respeito do meu personagem favorito. Também concordo que o Rony é um elo auxiliador para uma melhor relação entre Harry e Hermione, que de outra forma seria mais conturbada por algumas diferenças conflitantes na personalidade de ambos. Se bem que todos os três possuem características psicológicas bem distintas, o que não impede de lutarem por interesses comuns. Quanto à Morgana, também é minha personagem predileta do ciclo arturiano, e só tenho a elogiar As Brumas de Avalon por nos trazer, numa abordagem inovadora, a história do rei Artur sob a perspectiva das mulheres que influenciaram/determinaram sua vida, sua ascensão e sua queda.