domingo, 14 de agosto de 2011

V Fantasticon 2011 (Simpósio de Literatura Fantástica)


A idéia do Fantasticon é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, debater idéias, trocar informações, levantar tendências e se divertir.

A proposta é incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil. Para isso, contaremos com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e muita confraternização! (Fantasticon)


Eu fui! Não todos os dias, mas somente ontem, dia 13 de agosto. E adorei!

Há anos tenho morrido de vontade de visitar o Fantasticon por motivos óbvios, mas só esse ano tive a oportunidade de ir. Passei o dia com a minha ilustríssima colega Daniele, do blog Olhos de Ressaca (visitem o blog, excelente para conhecer novos autores através das resenhas da Dani!), e aproveitar o que o evento oferece: ótimas oficinas e mesas-redondas, além de poder conversar com outros apaixonados por literatura fantástica, assim como novos autores do gênero.

Cheguei cedo, antes mesmo de abrirem o local para a entrada do público, e logo já estava na fila para participar da Oficina "Como melhorar sua criação literária", que tratava do uso de arquétipos e da "jornada do herói" na literatura fantástica. Como já conhecia o assunto, temi que pudesse ser repetitivo, mas o Gianpaollo Celli, que ministrou a oficina, trouxe um bocado de coisas novas, adorei de verdade. Depois assisti uma mesa redonda sobre "o mercado editorial de literatura fantástica no Brasil", igualmente interessante para quem tem pretensão de publicar algo na área.

Depois do almoço fiquei por ali, dando uma olhada no ambiente (painel interativo com coisas steampunk, muito legal ver o pessoal caracterizado!), nos livros a venda, e tudo mais.

No final da tarde, consegui ver um pouco da mesa-redonda "História, matéria-prima da literatura fantástica", extremamente interessante em mostrar as nuances do que pode ser um romance histórico, o que pode ser realidade alternativa, o que é fantasia etc. E tive uma agradável surpresa ao descobrir que a Nikelen Witter, conhecida minha de longa data do universo ficwriter estava presente na plateia e que, além disso, estava publicando seu primeiro livro: Steampink - uma antologia de contos steampunk escrito somente por mulheres, sendo ela uma das autoras. Inchei de orgulho ao notar que, sim, é possível um ficwriter ser bem sucedido como um autor. Além da Nika também encontrei e conheci pessoalmente uma galera que conheço de longa data dos fóruns potterianos.

Aqui estão as minhas aquisições no Fantasticon - um bocado de bottons, livretos, marcadores de página e, claro, o Steampink com dedicatória da Nika:




Um sábado bastante produtivo, huh?

2 comentários:

Daniele Vintecinco disse...

Ahhhh eu adorei o dia e a compania Je \o/ adoro eventos literarios assim e temos que marcar outros \o/ bjssss

Nikelen Witter disse...

Você foi uma parte excelente deste meu sábado também. Já favoritei seu blog. Beijos!