terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Manifesto Anonimato

Anônimo


n adjetivo
1    que não tem o nome ou a assinatura do criador; sem autoria
Exs.: pintura a.
 missiva a.


n adjetivo e substantivo masculino
2    que ou aquele que não revela o seu nome
Exs.: admirador a.
 recebeu flores de um a.
2.1    Rubrica: bibliologia.
diz-se de ou autor que não assina sua obra com seu nome nem com outro substituinte
 Obs.: cf. criptônimo
3    que ou o que é obscuro, desconhecido; que ou o que não tem nome ou renome
Exs.: compositor a.
 é um a. qualquer


Como podemos definir o anonimato e a sua importância na vida das pessoas? De quantas maneiras podemos perceber que ser ‘apenas mais um na multidão’ é muito mais importante que ter a vida devassada pela fome incontrolável da sociedade moderna de saber tudo sobre tudo e sobre todos?

Este blog foi criado, principalmente, para dar vazão a pensamentos, considerações, reservas, indignações, delírios, criações e assuntos que nos levam à caneta, ao computador, ao guardanapo, sem a necessidade de nos identificarmos, sem a necessidade de nos colocarmos como pessoas que buscam fama e atenção, fenômeno que se multiplica quando se cria um blog com ideias e conteúdos distintos.

Se houver reconhecimento, ótimo! Se não, ótimo também! Nosso objetivo é manter nossa necessidade, que se aproxima muito do vital, de escrever, de nos expressar por meio das palavras, que são a ponte entre a ideia e a ação. Dar vazão à criatividade, dar forma às vozes que sussurram histórias em nossa mente o tempo inteiro, diariamente, implorando por uma chance de ganhar vida própria. Porque momentos vão e vêm, mas o verbo eterniza-os, dá ordem ao caos, subverte o sentido das coisas.

Não esperamos compreensão ou aceitação, queremos apenas ser fieis às nossas convicções e que elas nos representem da melhor maneira possível, mas sem nos acorrentarmos à ideia vil de que se expressar em um ambiente como a web é prerrogativa para nos ‘adaptarmos’ às opiniões que, muitas vezes, podem expressar exatamente o contrário do que acreditamos.

Assim, buscamos aqui o entendimento por meio da palavra; a discussão por meio da tolerância; a compreensão por meio da inteligência (que é um dom coletivo). Não pretendemos, em hipótese alguma, moldar opiniões ou tornar tendenciosas nossas ideias, de modo a influenciar seja quem for. Nos pautamos, sobretudo, pelo respeito à opinião, não importa qual seja, porque esse é o princípio básico para que o diálogo seja uma prática construtiva e libertadora. O pensamento livre será uma prerrogativa forte neste espaço, obviamente havendo respeito e cordialidade entre todos.

Por fim, esperamos que este seja um lugar de reflexão, diversão e diálogo para todos que nos agraciarem com o tempo dedicado à leitura de nossos textos, pois é isto que pretendemos oferecer e receber enquanto estivermos ativas na nossa tarefa de propagar o dom da palavra.

Um abraço,

Calipso e Medeia.

Um comentário:

Jorge Leberg disse...

Adorei o texto inaugural; muitos outros tão bons ou melhores certamente virão. Parabéns pela iniciativa, autoras "anônimas" (aliás, tou só cogitando quem é quem, Calipso e Medeia)!